Tipos de Lentes Fotográficas

Tipos de Lentes Fotográficas

Pixabay / Gerd Altmann

Fotografar é um hobby que vem crescendo a cada ano. Na verdade, a vontade por tirar fotos ainda melhores de passeios, eventos e datas comemorativas fazem com que muita gente procure informações sobre fotografia e comprem máquinas fotográficas semiprofissionais ou profissionais. Mas aí outra dúvida surge: quais são os tipos de lente para câmaras existentes? Abaixo vamos explicar e mostrar cada uma delas.

Os diferentes tipos de lentes para câmeras fotográficas

As lentes também são chamadas de objetivas e podem ser classificadas como a parte mais importante de toda a câmera. Isso porque são elas que vão captar a imagem que você quer, dependendo da luz, distância e foco.

Essas lentes são divididas de acordo com a distância que conseguem alcançar na hora de fazer a captação da imagem sem que ela fique desfocada e, por isso, são divididas em sete grupos. A seguir, vamos mostrar cada uma delas e dizer para que elas servem.

Lentes Micro: são as lentes que apresentam um valor pequeno de profundidade de campo e, por isso, é comum que, ao usá-la, se perca a perspectiva da fotografia na desfocagem. Elas são muito usadas para fotos com objetos pequenos que precisam ser ampliados na câmera, já que sua imagem fica maior do que a do objeto do qual você tirou a foto.

Lentes Macros: elas são as mais indicadas para quem gosta de fotografar os detalhes, isso porque a imagem focada fica um pouco maior do que o normal. Por exemplo: é possível fotografar uma formiga em cima de uma pedra ou um pequeno inseto na pétala de uma flor. A distorção desse tipo de lente faz com que ela apresente uma profundidade de campo reduzida com algumas distorções.

Lente Olho de Peixe: essas lentes são usadas por quem quer capturar, em uma única foto, uma área maior do que a que as outras câmeras conseguem focalizar. Ela provoca poucas distorções na imagem e pode fotografar uma área em até 180º. A imagem fica menor que o objeto fotografado.

Lente Normal: elas têm esse nome porque a imagem capturada se aproxima e muito da original, por isso sua distorção é semelhante ao olho humano e a lente é muito utilizada por quem quer fotografar algo sem que os objetos enquadrados não sofram nem redução, nem ampliação.

Lente Grande Angular: como nome já diz, ela é ideal para quem deseja fotografar paisagens que não estejam muito distantes do local onde o fotografo está. Por isso, é muito utilizada em eventos e casamentos, já que é possível fotografar quase todo o ambiente com ela, isso depende, por exemplo, do tamanho do objeto.

Lente Zoom: talvez a mais conhecida por todo mundo é aquela na qual precisamos fotografar algo que está bem longe da câmera e exatamente por isso ela consegue sozinha substituir todas os outros tipos de lente. Mas como possui várias distâncias focais, também consegue capturar objetos que estejam próximos.

Lente Teleobjetiva: elas são usadas para fotografar objetos que estão muito longe, mas diferente da lente zoom não possuem muita regulagem de zoom não conseguem capturar objetos próximos. A distorção da imagem com essas câmeras dependerá da distância do objeto, quanto mais longe, mais distorção.

Você pode gostar...