Tipos de Fotografia

A fotografia revolucionou a sociedade quando foi criada e desde então se tornou a arte de registrar e, principalmente, de eternizar momentos. No entanto, não existe um único tipo de fotografia, mais sim diversos tipos de fotografia e elas podem ser classificadas de acordo com a sua intenção e com a forma como é planejada e executada.

Veja a seguir quais são os tipos de fotografias mais comuns e conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Tipos de Fotografia Mais Comuns

Fotojornalismo

FotojornalismoEsse tipo de fotografia deve levar uma informação para a pessoa que a vê, sem que seja necessário ler uma legenda ou texto complementar. O fotógrafo deve ser cuidadoso e atencioso ao registrar a cena, para não causar ambiguidades e nem induzir a um erro de interpretação do que realmente aconteceu.

• Fotografia publicitária

Fotografia publicitáriaVocê a vê nos outdoors, anúncios publicitários das revistas, catálogos de compras. É a imagem produzida com o intuito de vender um produto ou uma ideia, por isso, haverá uma produção para que esse produto ou ideia seja mais atraente. Mas é preciso se ater sempre à realidade.

• Fotografia de Moda

Fotografia de modaSão as imagens que preenchem páginas de revistas e sites especializados em moda. Normalmente, modelos são clicados com as tendências do momento, em estúdios ou ambientes externos. O foco deve ser o visual a ser mostrado.

• Fotografia de Arte

Fotografia de arteO que define se um objeto pode ser considerado como arte ou não? Na maioria dos casos, a intenção do artista responsável por ele. Na fotografia de arte, o fotógrafo tem a liberdade de expressar uma ideia ou um sentimento por meio das suas imagens. Nesse caso, as temáticas podem ser variadas, porque o critério que classifica esse tipo de fotografia é, justamente, a intenção do artista em produzi-la, ou seja, do fotógrafo.

• Fotografia Retrato

RetratoÉ um tipo muito tradicional que tem como objetivo registrar, da forma mais fiel e precisa possível, uma pessoa como ela é. Ou seja, o foco dessa categoria é o indivíduo fotografado. O fotógrafo tenta capturar com a sua lente a essência daquela pessoa. Há anos atrás, era comum que as famílias da elite contratassem profissionais para fazer seus retratos, uma espécie de modernização das esculturas em forma de busto encomendadas pela nobreza.

Fotografia Infantil

Fotografia newbornO “newborn”, ou seja, os ensaios com recém-nascidos, é o tipo mais comum de fotografia infantil. Mas os pais também podem contratar um fotógrafo para registrar outras etapas da infância dos seus filhos. Esse tipo de fotografia é realizado para se ter uma lembrança da criança futuramente e tem sido bastante difundido.

Fotografia de Ação

Fotografia de açãoTem o grande desafio de registrar uma cena em movimento por meio de uma imagem que, mesmo sendo estática, transmita esse dinamismo. As fotografias de esportes são grandes exemplos dessa categoria, assim como as de guerra ou conflitos urbanos. O fotógrafo precisa ser muito atento e ágil, por vezes antecipando algo que pode acontecer para não perder aquele segundo que fará toda a diferença, o chamado “momento decisivo” de Cartier Bresson.

Esses são os tipos de fotografia mais comuns existentes, cada qual com as suas características.

Agora que você aprendeu sobre os tipos de fotografia mais comuns, que tal você aprender a fotografar como um fotografo profissional? Clique aqui e conheça o curso de fotografia que fará você tirar fotografias profissionais como você nunca tinha tirado antes.

Até a próxima!

Você pode gostar...