Qual a Diferença entre Câmera Compacta, Semiprofissional e Profissional?

camera profissional

Pixabay / Hans Braxmeier

Quem nunca escutou aquela frase que diz “uma imagem vale mais que mil palavras”? Ela parece absurda, mas, na verdade, é bem verdadeira. Afinal, a fotografia é capaz de mostrar aspectos que antes não víamos, capaz de mostrar locais que não conhecemos ou até mesmo servir de recordação, para lembrarmo-nos de bons momentos, pessoas que amamos, shows, festas e etc.

Com a febre da fotografia, das selfies e da possibilidade de mostrar cada vez mais seus cliques, muita gente decide investir na compra de uma máquina fotográfica e poder, assim, fazer os melhores registros em suas aventuras.

Por isso, vamos lhe mostrar as diferenças entre uma câmera compacta, semiprofissional e profissional, para que você possa escolher o modelo que melhor se encaixa nas suas expectativas e que vá atender todas as necessidades.

 

A diferença entre as Câmeras Compactas, Semiprofissionais e Profissionais

Câmera Compacta

Ela é a mais simples de todas as câmeras e é do estilo point e shoot, o famoso apontar e disparar que faz com que o “fotógrafo” só tenha o trabalho de apertar o botão. Essas câmeras são ideais para quem quer bater fotos sem se importar muito com termos técnicos, já que elas possuem recursos automáticos de fotografia, como retrato, paisagem, panorâmicas, foco, reconhecimento facial, entre outros.

Além disso, elas possuem lentes com sensores pequenos e bem simples, o que faz com que suas imagens não sejam assim tão boas quanto as outras duas câmeras, ou seja, na hora de imprimir as fotos, caso você queira fazer isso, sua qualidade não será tão boa.

As câmeras compactas são fáceis de carregar, já que são pequenas e não pesam muito e, por isso, podem ser colocadas em bolsas e até carteiras maiores. Além disso, elas possuem flash embutidos e alguns recursos bem úteis para quem não sabe muito bem como mexer em uma câmera.

Já nos pontos negativos, elas são mais frágeis e fáceis de quebrar, não têm grande alcance e seu flash nem sempre ilumina o necessário.

Câmera Semiprofissional

As câmeras semiprofissionais podem ser vistas como o meio termo em uma compacta e uma profissional. Isso porque elas possuem ajustes manuais, lentes intercambiáveis e sensores maiores, assim como as profissionais, mas também oferecem modos automáticos e intuitivos presentes nas câmaras compactas.

Elas também possuem lentes que podem ser encaixadas nas câmeras e oferecem um superzoom à foto, assim como a qualidade da imagem é superior às compactas. Além disso, elas possuem pré-regulagens que ajudam a melhorar a condição da foto em lugares onde a luminosidade não é tão boa. Já como desvantagem está o fato de serem mais pesadas e muito complexas para quem só tira retratos para guardar de recordação.

Câmeras Profissionais

Com lentes intercambiáveis, sensores de infinidade e ajustes como diafragma e obturador, as câmeras profissionais oferecem uma infinita possibilidade para quem fotografa.

Elas são pesadas, mas diversos tamanhos e estilos de lentes que permitem que você enquadre melhor determinado objeto. Além disso, elas são mais resistentes tanto à poeira, quanto à queda e, por isso, oferecem menos riscos aos profissionais.

Gostou da dica?

Compartilhe essa página nas redes sociais.

Você pode gostar...