Quais equipamentos é preciso para montar um estúdio fotográfico?

estudio-fotograficoUma boa opção para quem quer ganhar um dinheiro extra fazendo o que gosta, é apostar em atividades que possam ser executadas em sua própria casa.

É o caso de quem gosta de fotografia e resolve montar o seu próprio estúdio fotográfico. Além de ser uma alternativa de renda extra, um estúdio fotográfico pode até, ser a sua renda principal, caso você tenha tempo suficiente livre para se dedicar somente a isso. E ainda, mesmo que você não tenha interesse em ganhar dinheiro, montar o seu próprio estúdio é uma boa estratégia de lazer.

Muitas pessoas amantes da fotografia sonham em ter o seu próprio estúdio, mas não sabem por onde começar. Aqui você encontra as principais dicas e os principais equipamentos que você precisa ter para conseguir um espaço adequado.

O primeiro passo é analisar quanto de espaço você tem disponível para receber o seu estúdio. Se a sua casa tem pouquíssimo espaço, uma boa alternativa é optar por uma cabine fotográfica, que já vem praticamente pronta e cabe em qualquer cantinho.

As cabines servem se você pretende algo simples, como fotografias rápidas para documentos ou lembranças. É importante saber que o máximo que irá conseguir capturar é meio-corpo, pois a cabine não oferece espaço para fotografar corpo inteiro.

No entanto, se você deseja algo um pouco mais avançado, você precisa ter um espaço, de pelo menos, 3m X 4,5m. Esse tamanho é adequado para você fazer fotografias de corpo inteiro e de diferentes ângulos. Para isso, basta adquirir os equipamentos próprios para cada finalidade, que serão apresentados logo a seguir.

Para quem já tem uma boa experiência e quer um estúdio bem completo, que ofereça a possibilidade de fazer todos os tipos de fotos, você precisa contar com um espaço de aproximadamente 4m X 6m, para caber todos os equipamentos e demais acessórios.

Planejado o espaço, vamos ao que realmente interessa:

Quais os equipamentos que não podem faltar em um estúdio fotográfico?

Depois de montar o seu estúdio, com a câmera em mãos, você precisará de outros equipamentos para tornar viável o seu trabalho. O primeiro deles é um computador, onde você irá descarregar e tratar as suas fotos.

Se você pretende revelar as próprias fotos, deverá providenciar um espaço e produtos de laboratório para a revelação das fotografias.

É fundamental também que você tenha um fundo infinito, ou seja, com os cantos arredondados para dar um ar de profissionalismo as suas fotos. Além do fundo, você irá precisar de outros acessórios básicos, como tripé, sombrinhas, refletores e girafas.

Outro elemento primordial para o seu estúdio fotográfico é a iluminação. Se o ambiente escolhido não oferece uma iluminação natural suficiente, você terá que investir em flashs pontentes e lâmpadas brancas. Ainda sobre a iluminação, você deverá saber posicionar de forma estratégica os refletores, a fim de criar pontos de iluminação na foto.

Esses são os principais itens para se montar um estúdio fotográfico em casa. É claro que há outros diversos equipamentos, que poderão ser adquiridos ao longo do tempo, aprimorando ainda mais o seu trabalho.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Até a próxima!

Você pode gostar...