O que é regra dos terços em fotografia?

Regra dos Terços em Fotografia

                                            Regra dos terços em fotografia (Pixabay / Ronile).

A regra dos terços nada mais é do que um dos mais populares princípios para a composição de imagens profissionais. Ela tem como principal intuito contribuir para a captação de fotografias visualmente mais interessantes e equilibradas ao mesmo tempo.

E se você também trabalha com fotografia ou é um amante desse ramo de atuação, mas ainda não conhece a regra dos terços, confira neste artigo um pouco mais sobre ela, como funciona e como aplicá-la na prática.

O que é a regra dos terços?

A regra dos terços nada mais é do que uma teoria utilizada pelos profissionais fotógrafos no registro de momentos que serão transformados em fotografias.

Para que a imagem tenha uma boa composição, harmônica e equilibrada, os fotógrafos dividem a imagem em duas linhas verticais e duas linhas horizontais – os 4 pontos de interseção que serão formados por meio dessas 4 linhas são os pontos pelos quais nossos olhos estarão mais atentos, ou seja, serão os locais de maior destaque da fotografia.

Acredita-se, então, que o “tema principal” da fotografia deve estar em algum desses quatro pontos, uma vez que assim eles conseguirão chamar mais a atenção.

Sendo assim, uma característica da regra dos terços que chama bastante atenção é considerando o fato de que, com o uso da teoria, as fotografias deixam de contar com assuntos ‘centralizados’, uma vez que colocar um objeto ou paisagem de maior destaque ao meio da fotografia pouco significa na criação de uma foto mais equilibrada.

Essas linhas, para os fotógrafos mais experientes, podem ser até mesmo imaginárias – o profissional pode olhar para o cenário que pretende fotografar, e então, dividi-lo mentalmente com duas linhas verticais e outras duas horizontais, o que resultaria em nove pequenos quadrados.

Formada essa ‘grelha virtual’ o fotógrafo contará com “quatro esquinas” que cruzam com o quadrado central, que são então os quatro grandes pontos de interesse daquela imagem.

Sendo assim, se o fotógrafo estiver fazendo um newborn (book de bebê recém-nascido), o ideal é que o pequeno esteja em um desses quatro pontos específicos. Já se a fotografia for de uma paisagem ou de um cenário, o ponto de destaque dela (como uma cachoeira ou um coqueiro) também deve estar em um desses quatro pontos.

RuleOfThirds-SideBySide

Como funciona a regra dos terços?

A regra dos terços foi desenvolvida após uma grande variedade de estudos na área de fotografia que levaram os profissionais à crença de que quem observa uma imagem tem como principal atenção não o centro ou as extremidades dela, mas sim, esses quatro pontos de cruzamento que, posteriormente, levarão ao centro da fotografia.

Sendo assim, algumas características básicas para a regra dos terços são:

• Evitar fotografar o elemento de maior importância da fotografia ao centro;

• O melhor é posicioná-lo sempre 1/3 à esquerda, à direita, ao topo ou ao fundo.

No caso de paisagens, o mais indicado é situá-las no topo ou no fundo da grelha. Já no caso de pessoas ou objetos, qualquer um dos quatro pontos de intersecção pode ser uma boa alternativa.

Chegamos ao final desse artigo, espero que você tenha gostado do artigo e entendido o que é regra dos terços em fotografia.

Até a próxima!

Você pode gostar...