O que é Lightroom? Para que serve?

O que é Lightroom

Na era digital, o fotógrafo necessita estar a par das novas tecnologias, independentemente do ramo em que se especializou. E um dos destaques em termos de software é o Lightroom do Adobe, que embora fazendo bastante sucesso, muitos fotógrafos ainda resistem em utilizá-lo.

Isso se deve a incompreensão do seu funcionamento. Até mesmo algumas pessoas que utilizam o software não usufruem de todo o potencial do programa. Normalmente acontece isso quando o fotógrafo não compreendeu a estrutura elementar do Lightroom, ou seja, a forma como ele opera. Esse artigo tem o objetivo de acabar com essas dúvidas.

O que é o Lightroom?

Basicamente, o Lightroom é um software usado para organizar e editar fotografias. Ao invés de ter uma estrutura rígida de edição, como o Adobe Photoshop, o Lightroom tem um foco nas mudanças mais sutis. O interessante do seu modelo de edição é que tanto profissionais quanto amadores obtêm resultados de alto nível quando passam a trabalhar com ele.

Depois de instalado, o programa permite organizar e criar galerias de imagens em coleções inteligentes. Para isso basta importar as fotografias das pastas do próprio computador ou de dispositivos móveis e câmeras.

O conceito por trás do software é bastante interessante. Seu funcionamento é baseado na utilização de catálogos. Eles são a base de dados para o usuário. É onde estão todos os dados sobre as imagens importadas para o programa. Se pensarmos que o programa é um grande arquivo, os catálogos seriam as pasta nas quais estão armazenadas as informações sobre as fotografias.

Além disso, os catálogos funcionam como a própria interface do software. Isso porque quando se abre o Lightroom, apenas um catálogo será posto na área de trabalho, o que faz com que a edição seja mais otimizada. É possível trabalhar com vários catálogos, mas não simultaneamente. Resumindo: a partir do momento que se abre o programa, apenas um catálogo será trabalhado.

Para que serve Lightroom?

O software oferece uma gama de possibilidades, que agiliza o trabalho do fotógrafo e aumenta seu lucro. A grande vantagem do software é a facilidade no seu uso. O Lightroom simplifica o processo inteiro do tratamento, edição e organização das imagens.

Seus recursos mais importantes são os de edição de cores e luzes. O usuário tem à disposição painéis para o controle de sombras, exposição, luz e tonalidades. Quando se aprende o funcionamento dessas funções, pequenos ajustes nas imagens já lhe proporcionam um toque profissional.

O programa também disponibiliza predefinições de uso, que funcionam como filtros prontos. Só que ao contrário dos filtros prontos, as predefinições do Lightroom são totalmente editáveis.

Um recurso interessante do software é que ele sempre salva uma cópia do original. Assim, mesmo que a foto tenha sido muito modificada, é possível retorná-la à sua forma original.

O sucesso da ferramenta é a capacidade de oferecer ferramentas profissionais para o tratamento de imagens, mas através de uma estrutura simples e facilmente compreensível. Ao contrário de outros programas de edição, para os quais são necessários muitos tutoriais, o Lightroom oferece uma interface intuitiva, que gera rápida assimilação do seu funcionamento.

Se você sente dificuldades para editar suas fotografias no Lightroom, não deixe de conhecer 61 Presentes para Lightroom.

Até a próxima!

Você pode gostar...