O que é ISO em Fotografia?

O que é ISO em Fotografia?Para tirar uma foto, pode até ser que seja necessário apenas apertar um botão. Mas para tirar uma boa foto, é preciso muito mais do que isso! Desde que foi criada, em meados do século XIX, a fotografia se consagrou como uma ferramenta de registro, que permite que um momento seja eternizado.

Nos dias de hoje, ela assume diversas funções, que vão desde informar até ser uma manifestação artística. Mas independente do objetivo da fotografia, para que ela tenha qualidade, não fique iluminada demais e nem escura, o fotógrafo precisa saber lidar com alguns elementos, como o ISO.

O que é o ISO na fotografia?

O ISO é o elemento que indica a sensibilidade da película (no caso das câmeras analógicas) à luz ambiente. Nos equipamentos digitais, o ISO tem esse mesmo conceito, mas ao invés da película, ele é a medida da sensibilidade do sensor digital.

As câmeras digitais podem ser reguladas com mais facilidade. Nelas, basta entrar no menu para alterar o valor do ISO, que vai de 100 a 3.200 nos equipamentos mais comuns, embora alguns possam ter um ISO máximo que ultrapassa 100.000!

Quanto maior o valor do ISO, maior será a sensibilidade do sensor à luz da cena que será fotografada. Na prática, isso significa que ele vai absorver, perceber uma quantidade maior de luz, deixando a fotografia mais clara, iluminada. Portanto, o ISO é um recurso a ser utilizado em ambientes escuros, para que as imagens obtidas neles fiquem claras.

No entanto, quanto maior é o ISO, a qualidade da fotografia tende a diminuir, pois ela acaba ficando “granulada”. É por isso que esse recurso deve ser usado com moderação, apenas em casos em que for muito necessário.

Sempre que for possível atingir o nível ideal de iluminação para a fotografia mexendo apenas no diafragma e na velocidade do obturador, vale à pena deixar o ISO de lado. Quando você for fotografar durante o dia e ao ar livre, pode deixá-lo no mínimo e usar apenas os outros elementos, para conseguir fotos perfeitas.

Fotografia é uma arte e para dominá-la, saber usar o ISO é fundamental!