O que é Fotografia Panorâmica?

De uma forma geral, a fotografia panorâmica consiste em uma foto tirada em 360º. Desta forma, o indivíduo que a capta pode registrar o momento de uma perspectiva integral, ou seja, de todos os lados.

Fotografia Panorâmica

A fotografia panorâmica também pode ser popularmente conhecida como “fotografia de grande formato”, principalmente para os fotógrafos mais experientes. A técnica utilizada para permitir esse formato permite que múltiplas fotografias sejam tiradas em questão de centésimos de segundo, formando uma foto completa de todo o panorama de uma paisagem, por exemplo.

Por meio destas pequenas fotografias, a própria câmera faz o trabalho de juntá-la para a criação de uma única – e extremamente abrangente – fotografia, seja ela no sentido vertical ou horizontal.

No geral, a expressão “panorama” pode ser diretamente ligada à sua tradução no grego, que nada mais é do que “tudo à vista”. E o fotógrafo que opta por tal técnica no momento de fotografar faz referência ao termo, uma vez que busca registrar algo em sua integridade, de todos os lados e perspectivas.

O nome “fotografia panorâmica” foi criado por pintores que queriam tirar uma foto com visão ampla de um determinado local, e não apenas de uma parte dele. Afinal, que graça tem registrar o belo mar de uma praia, mas deixar de lado suas montanhas ou coqueirais simplesmente por que “não cabe na foto”?

E mesmo que não tenha tanta técnica, a verdade é que qualquer um que tenha interesse nela pode tentar desenvolvê-la. Mas como?

Hoje tanto as câmeras profissionais, semi e também as mais simples digitais já contam com esse formato. Basta mover a sua cabeça e a câmera, na posição mais parada que conseguir (preferencialmente, com um tripé), em 360º, dando um “giro completo” em si mesmo.

Tipos de Fotos Panorâmicas

A foto panorâmica mais comum, e também a primeira a ser criada, é a de “grande ângulo”, que oferece uma perspectiva da paisagem a 160º.

Já a foto panorâmica de 180º graus é realizada sempre da esquerda para a direita, sendo panoramas mais largos e responsáveis por registrar uma grande área.

Há também as panorâmicas de 360º, que proporcionam um olhar totalmente amplo e formam uma fotografia que cobre toda a cena aos arredores, e a fotografia panorâmica “planeta”, ou esférica, que é convertida em uma foto esférica por meio de softwares fotográficos especializados.

Conheça Também: Curso de Introdução a Fotografia Digital

Gostou do artigo sobre fotografia panorâmica?
Então compartilhe essa página nas redes sociais

Você pode gostar...