O Que é DSLR?

o que é dslr

Pixabay / Jan Vašek

Você é apaixonado por fotografia, gosta de registrar os momentos e objetos de uma forma diferente, mas nunca fez curso de fotografia e só usou sua máquina digital ou do celular para tais feitos. Mas, então, um dia você decide pesquisar mais a fundo e se depara com uma sigla que não faz ideia do que signifique, o DSLR.

A DSLR é uma sigla americana que significa Digital Single-Lens Reflex, que, no português, pode ser entendido como uma câmera digital que possui apenas uma única lente de reflexo. Ou seja, a DSLR nada mais é do que a filha mais nova da sua antiga máquina de fotografar que precisava de filme fotográfico, já que, nessas câmeras, a luz passava apenas pela lente antes de chegar de fato ao filme.

DSLR e suas Particularidades

Apesar de parecer complicada, a DSLR é bem simples, já que seu funcionamento é o seguinte: ao ser captada a luz e, em consequência, a imagem é refletiva por meio de um espelho que a manda direto para o visor, quando você aperta o sensor ou o botão para bater a foto, esse espelho se recolhe e você captura a imagem como nas câmeras tradicionais.

No entanto, a DSLR tem outras particularidades que a fazem serem bem diferentes de uma câmera qualquer, a começar por sua imagem. Os sensores de uma câmera DSLR são maiores e, por isso, é possível fotografar até mesmo em ambientes nos quais a luz não é abundante e, mesmo assim, a qualidade da imagem ficar infinitamente superior à de uma câmera comum.

Elas também possuem alguns modos de ajustes que não são possíveis de serem realizados nas outras câmeras, e que são usados por profissionais de fotografia ou por alguém que conheça a área mesmo que de forma básica. Além disso, ela possui sete tipos diferentes de lentes que serão usadas conforme a necessidade de zoom e imagem, além de um flash externo para ambientes muito escuros.

Além de tudo isso, as câmeras DSLR têm outra particularidade: ao olhar em seu visor ótico ou, como nós conhecemos, aquele buraquinho das câmeras antigas, e possível ver exatamente a imagem que será captada quando você ativar o sensor de sua máquina.