O Que é Câmera Mirrorless?

câmera-sony-mirrorless

A quantidade de tipos diferentes de câmeras e modos de se tirar fotos pode assustar muita gente. O mundo da fotografia traz muitas opções para quem quer se aventurar além das simplórias câmeras de smartphones. A câmera mirrorless pode parecer mais uma novidade a entender, mas não é tão difícil captar seus princípios básicos e decidir se vale a pena ou não investir em uma para suas futuras jornadas fotográficas.

Câmeras mirrorless, como o nome sugere, são câmeras sem espelhos. Isso significa que a luz, ao entrar pela lente, atinge diretamente o sensor. Nas câmeras DSLR (digital single lens reflex), por outro lado, o espelho está lá para redirecionar essa luz para o visor ótico – aquele por onde você vê a imagem – e então, ao apertar o botão do obturador para tirar a foto, o espelho fica suspenso para que a luz/imagem atinja o sensor. É um caminho um pouco mais longo, digamos assim. Isso também significa que, nas câmeras mirrorless, você não pode ver pelo sensor ótico, apenas pelo visor LCD ou EVF (electronic viewfinder).

Em comparação, modelos mirrorless mantém a mesma qualidade na resolução que as de câmeras profissionais, compartilhando também a possibilidade de troca de lentes (sendo estas chamadas de lentes intercambiáveis), proporcionando a mesma flexibilidade.

Além disso, os ruídos em comparação com uma DSLR são menores devido à falta de movimentação dos espelhos. A principal e mais atraente diferença, entretanto, se dá no tamanho: sem o espelho, a câmera pode ficar mais compacta, sem perder recursos. Isso faz com que ela ofereça a praticidade que se tem com câmeras pequenas e ainda mantenha funções profissionais.

Pontos negativos incluem o preço desses modelos, não muito agradáveis, sendo eles fabricados por marcas como Nikon, Sony e Samsung. Outro detalhe é que a durabilidade do sensor da câmera pode ser reduzida, já que, na mirrorless, ele fica exposto o tempo todo.

Seja para aproveitar as vantagens práticas, a qualidade da imagem ou para, principalmente, poder utilizar lentes intercambiáveis sem necessariamente obter uma câmera DSLR, as câmeras mirrorless são uma opção para quem quer aliar mais de uma função útil em um só equipamento.

Até a próxima!

Você pode gostar...