Função do Tripé para a Câmera

Tripé para camera

A palavra “tripé” tem origem grega e significa “três pés”. O tripé é uma peça fundamental no equipamento de fotógrafos e cinegrafistas por dar estabilidade e evitar que impactos externos afetem a câmera e o produto final.

O equipamento é de uso simples e existem modelos dos mais variados tamanhos e feitos de diversos materiais, os mais modernos oferecem maior segurança e são cada vez mais leves.

Ao escolher o tripé ideal você deve considerar fatores como o peso da câmera e o objetivo de uso do equipamento. O modelo do tripé depende da sua função, você precisa definir se o equipamento será para uso em estúdio, para fotografias noturnas ou para paisagens.

Você pode escolher, ainda, um modelo dobrável, que pode ser facilmente carregado em malas e mochilas, dando mais liberdade ao fotógrafo. Se o seu objetivo é fazer fotos macro, escolha um tripé que permita a inversão do eixo central. Com esse modelo você poderá posicionar o equipamento próximo ao chão, com garantia de estabilidade.

Não se esqueça de testar o tripé antes de finalizar sua compra. Leve sua máquina e teste o encaixe e se o peso e altura são compatíveis com suas necessidades. Outra opção é o monopé, e a escolha do modelo segue essas mesmas dicas. Avalie o peso do tripé e se ele será facilmente carregado, caso você precise se locomover com frequência levando o equipamento.

Para aumentar a estabilidade, caso necessário, você pode usar um disparador remoto ou até mesmo o temporizador da máquina. Dessa forma, nenhum movimento interferirá na foto. Não se esqueça de observar a superfície de apoio para o seu tripé, dessa forma você já não precisará se preocupar com fotos tremidas.

Fique atento na função estabilização de imagem. Muitos modelos de câmeras fotográficas possuem essa opção que serve como um auxílio extra ao tripé. O tripé é fundamental para criar efeitos de light painting, fotos noturnas, fotografia de esportes, para fotografar cachoeiras, animais e todos os detalhes da natureza da forma mais real possível.

O tripé oferece maior liberdade ao fotógrafo, e assegura maior qualidade no trabalho, sendo indispensável para quem trabalha com fotojornalismo e tem prazos curtos, que não permitem grandes edições.

Chegamos ao final do artigo, espero que você tenha gostado. Para complementar a leitura desse artigo eu convido você a assistir o vídeo: Tutorial – Como Escolher um Tripé para sua Câmera.

Até a próxima!

Você pode gostar...