Diferença entre Máquina Fotográfica Analógica e Digital

Máquina Fotográfica Analógica

Pixabay / Junior Peres

A máquina fotográfica é um aparelho muito comum nos dias de hoje. Praticamente qualquer pessoa pode ter acesso a uma, para registrar os momentos que queira guardar para sempre.

Embora Joseph Nicéphore Niepce seja considerado por muitos o pai da fotografia, por ter tirado a primeira em 1826, tanto a invenção da foto, quanto da câmera não pode ser atribuída a uma pessoa só, pois foi uma consequência de ideias desenvolvidas por vários indivíduos ao longo do tempo, desde a antiguidade.

Se você tem uma câmera fotográfica em casa, provavelmente ela seja um aparelho digital. E, se os seus pais ou avós também possuem uma máquina como essa, é quase certo que ela seja analógica. Afinal, qual é a diferença entre câmera fotográfica analógica e digital?

Conceitualmente falando, a maior diferença é que, nas câmeras fotográficas analógicas, a imagem se forma em uma película, enquanto nas digitais, a imagem se forma no sensor.

Mas, na prática, quais são as principais diferenças? As câmeras digitais são a aposta de grande parte das pessoas que usam esse tipo de equipamento, por causa da praticidade. Não é preciso comprar e colocar filme fotográfico, porque as imagens ficam salvas no cartão de memória, e depois podem ser passadas para o computador, salvas em pendrive, CD ou DVD.

Além disso, no equipamento digital, a imagem pode ser visualizada segundos depois de ser tirada, o que dá ao fotógrafo a chance de saber se vai precisar tirar outra fotografia ou não. Ainda há o fato de que obter imagens com a câmera digital pode ser mais fácil, principalmente para quem não é profissional e consegue tirar fotos razoáveis com o modo “automático”.

Por outro lado, a resolução e a qualidade da imagem obtida por uma câmera analógica é muito superior quando comparada com a digital. É possível fazer ampliações bem maiores com menos distorções. Outro detalhe importante é que até as analógicas mais simples possuem comandos profissionais, diferentemente das digitais.

Hoje, existe uma grande variedade de lentes para as câmeras analógicas também, isso não é um problema. A câmera ideal depende do contexto em que será utilizada.

Você pode gostar...