Como Fotografar Bem as Pessoas

Você é um fotógrafo ou fotógrafa iniciante, e quer saber as melhores dicas para realizar um ensaio com pessoas, e capturar as melhores imagens? Você veio ao lugar certo, nesse artigo daremos as principais dicas para você fotografar bem as pessoas.

Você já conhece os 5 passos iniciais e necessários que norteiam toda boa foto? Ainda não? Bom são esses: Enxergar, compor, configurar, capturar e pós-processar, esse são os 5 passos ensinados no melhor curso de Introdução à Fotografia Digital na Prática, ministrado pelo Ricardo e Rodrigo Polesso.

Então segura essa primeira dica, e se inscreve logo nesse curso, com videoaulas, totalmente dinâmicas que facilitarão seu aprendizado, e ele é voltado para tornar apto todos os fotógrafos iniciantes, a serem bom e rápidos profissionais, para saber mais acesse: http://eadcursosdefotografia.com.br/go/curso-de-introducao-fotografia-digital-na-pratica/

*O curso custa 97 reais e pode ser parcelado em 10 vezes de R$11,08, corre lá.

Sem mais delongas, veja as melhores dicas para fotografar bem as pessoas:

Espontaneidade

Retratos espontâneos de pessoas, são perfeitos, normalmente, quando o profissional consegue ter a sensibilidade da captura e realizá-la no momento certo, deixando a fotografia leve e com um sentimento sincero.

É mais comum de acontecer em eventos como festas de aniversários, casamentos, formaturas e afins, mas não significa que não acontece em sessões de foto, e em ensaios fotográficos também.

Para que esse tipo de retrato aconteça depende mais do olhar e do preparo do fotografo do que a pessoa que está sendo fotografada, quem escolhe a profissão na área da fotografia precisa ter sensibilidade de momentos e principalmente no olhar.

Luminosidade

Para tirar uma boa fotografia é necessário utilizar a luz a seu favor, por isso, o fotografo deve estar atento a intensidade da luz do ambiente, seja natural, como a luz solar, ou artificial, proveniente de lâmpadas.

É necessário que haja o enquadramento perfeito da pessoa, para que ela não fique ofuscada com o excesso de luminosidade, já que o destaque principal da foto, é a pessoa que está sendo fotografada.

Plano de fundo

Um fotografo de verdade não analisa somente o personagem principal da fotografia, rapidamente ele consegue fazer uma análise de todo o plano que está sendo enquadrado ali, trazendo uma harmonia que é necessária, entre o ambiente que está localizado em partes adjacentes, e a pessoa que será o centro.

O plano de fundo pode determinar muita coisa, pode passar sentimento de impacto, compaixão, empática, amor, fofura, fortaleza, entre outros tantos, a foto é uma arte e como toda arte provoca alguma emoção na pessoa que a está observando, a emoção principal precisa estar clara, por isso o plano de fundo é importante.

Não ofuscar a pessoa

A primeira coisa que o fotografo precisa ter em mente antes de fotografar é o que ele quer mostrar com aquela foto, qual é o objeto principal, quem é o modelo, já que estamos falando de ensaios com seres humanos, ele precisa ter isso em mente.

O plano de fundo, a paisagem a luz, outras pessoas, objetos ou animais, podem ser utilizados para enriquecer a imagem que será capturada, mas nenhum desses artifícios podem ofuscar o modelo principal.

A posição do modelo, o zoom e o posicionamento da câmera, precisam estar direcionados numa forma, que a pessoa fique sempre em destaque principal, e não como um figurante da própria fotografia.

Desfocar e focar

Essa é uma das melhores técnicas que podem ser utilizada para dar ênfase principal ao que deve te ênfase naquela imagem, desfocar um pouco o fundo vai trazer mais visibilidade à pessoa.

Quando seu ou sua modelo estão com maior visibilidade, ai sim o foco está no local certo, existem efeitos de pós-processamento, e até mesmo durante a fotografia se pode fazer esse processo de desfoque.

Tenha um olhar amplo

Você precisa ter sempre o olhar como um todo, para que haja o enquadramento perfeito entre a pessoa e a paisagens, ou entre a pessoa e outras pessoas, animais, presentes no local.

Poses, caras e bocas, posicionamento, todas essas coisas deverão ser analisada por você, é necessário que tenha toda a situação em seu controle para que a foto fique perfeita. Você será o maior responsável por toda aquela sessão, por isso tenha, em si, e passe confiança à seu cliente.

Essas foram algumas das dicas sobre como fotografar bem as pessoas. Para você melhorar ainda mais a qualidade das suas fotos, convido você para ver o tutorial: Como Dar 3x Mais Impacto Nas Suas Fotos com Esta Técnica Simples do fotografo Rodrigo Polesso.

Até a próxima!