COMO ESCOLHER UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA?

Quer entrar no mundo da fotografia e não sabe como escolher a sua câmera fotográfica? Não se preocupe! Nós iremos lhe ajudar nessa tarefa tão importante. Encontrar a máquina fotográfica ideal é o primeiro e principal passo para dar início a sua experiência na fotografia, porém nem sempre essa é uma tarefa fácil.

Antes de escolher a sua companheira de aventura e cúmplice no registro de imagens e momentos especiais, é preciso levar em consideração alguns fatores cruciais, o primeiro de todos é ter certeza de que você escolheu o equipamento adequado para suprir as suas necessidades como fotógrafo/a.

Ao seguir as dicas que nós selecionamos para que você registre os mais diversos momentos, você certamente irá acertar na aquisição de uma máquina à medida. Pronto/a para começar a escolher a sua câmera?

 

1. Você pretende ser um profissional?

A resposta dessa pergunta irá determinar qual o melhor equipamento para você. Vamos considerar que você é um iniciante e quer avançar de maneira progressiva no mundo da fotografia. Se você quer começar a explorar esse novo mundo de forma gradativa, então sugerimos que você comece adquirindo uma câmera mais compacta, mas com uma boa resolução. Que máquina seria essa? A Canon PowerShot G7 X Black.

Caso você queira começar com uma câmera com mais resolução, então a melhor opção seria a Panasonic Lumix DMC-LX100 Black, que possui uma altíssima resolução ultra HD com 3840 x 2160, 25fps. Ela é a melhor opção em custo-benefício. Agora, se você quer investir um pouco mais, então sugerimos a Leica Q (Typ 116) Black, que é usada tanto por iniciantes quanto por profissionais.

 

2. Qual o seu limite de investimento?

Como citamos no item anterior, a resposta àquelas perguntas irá influir diretamente nas suas opções daqui em diante. Se o seu orçamento é moderado, então a sua melhor opção seria uma Sony Cyber-Shot DSC-RX100 Black ou uma Canon PowerShot G7 X Black. Essa última poderá aportar mais recursos para você no que se refere a qualidade de imagem por um custo-benefício razoável.

Se você está entrando no mundo da fotografia agora, mas gostaria de começar usando lentes profissionais, então você deveria levar em consideração a Canon EOS 5D Mark III. A qualidade da foto nesse caso poderia variar de acordo com a aquisição de lentes que você poderia fazer ao longo do tempo.

Uma dica importante antes de escolher a sua câmera é estar atento/a as suas principais características e se elas se adéquam as suas necessidades. Caso contrário a aquisição de uma máquina profissional não seja necessária nesse momento, por exemplo.

 

3. Qual a marca que você deve adquirir

De maneira geral, as marcas mais conhecidas e procuradas no mercado são a Canon e a Nikon. Qual delas escolher? Isso vai depender do seu objetivo, visto que elas possuem características diferentes. A primeira é uma excelente opção para quem deseja tirar fotos que possuem cores mais quentes, por exemplo, enquanto a segunda capta melhor aqueles mais frios.

Mas isso não quer dizer que você só deva levar em consideração essas marcas, existem outras menos procuradas, mas que proporcionam a captura de fotos com uma ótima resolução, são elas: a Sony, Fujifilm e a Panasonic. Avalie bem as características de cada uma delas, assim como as críticas que elas costumam receber pelos seus compradores, tais informações podem ser de suma importância quando for adquirir a sua câmera.

4. Qual o melhor zoom

Existem diversas opiniões sobre o melhor zoom que se deve adquirir, tudo irá depender da sua experiência e do seu processo de aprendizagem no mundo da fotografia. Com o passar do tempo você irá perceber que cada situação irá demandar um zoom específico, dependendo da imagem que você quer capturar. Cada marca tem a sua tabela de modelos e preços específicos.

De maneira geral, as câmeras fotográficas do mercado possuem um zoom de 18-55mm, que é indicado para fotografar objetos e/ou paisagem mais próximas do fotógrafo. As variações de zoom podem chegar até a medida de 200-300 mm, que são aqueles utilizados para enfocar objetos a uma distancia considerável.

5. Quais acessórios você deve adquirir

Existem inúmeros acessórios no mercado que prometem suprir as mais diversas necessidades de todos os perfis de fotógrafos, desde aqueles que estão iniciando agora, aqueles que são profissionais. Nesse caso, se você está começando no mundo da fotografia, pense bem sobre qual o seu objetivo e o que deve adquirir para melhorar a qualidade técnica das suas fotos.

Dentre os acessórios sugeridos nesses casos, podemos citar: estojos, baterias, fios de ligação ao computador, cartão de memórias, estojos e tripés. Com isso você poderá tirar fotos em diversos locais, sem se preocupar com a bateria ou a forma com que você irá passar as fotos para o computador.

Uma dica importante é antes de comprar a sua câmera, observar se o mercado disponibiliza acessórios da sua marca e modelo. Assim você não terá gastos adicionais com adaptadores ou problemas pela falta de acessórios para a sua máquina. Quanto mais informações sobre o equipamento você tiver, melhor será a sua escolha.

 

6. Analise as críticas sobre o produto

A opinião dos demais compradores do produto é de suma importância para que você não erre na hora de adquirir a sua câmera fotográfica. Por meio delas você poderá avaliar qual a qualidade dos vídeos produzidos por ela, assim como o resultado final das imagens que são capturadas pela câmera.

Apesar de ser importante, esses comentários devem servir apenas como embasamento da opinião que você já tinha formulado sobre o equipamento em questão, após ler os seus dados técnicos. Lembre-se que nem sempre aquelas marcas mais procuradas são as melhores ou são as adequadas para o que você precisa.

Essas são as principais dicas e informações que você precisa ter em mente e levar em consideração antes de adquirir a sua câmera fotográfica. Como podemos observar ao longo do artigo, a variedade é imensa, mas tudo irá depender das suas necessidades e de como pretende usá-la.

Para complementar esse artigo eu sugiro que você assista o video: Tutorial Como Escolher uma Câmera Fotográfica dos irmãos fotógrafos Rodrigo e Ricardo  Polesso. Nesse video eles falam sobre diversas câmeras de entrada, intermediaria e câmeras profissionais. Vale a pena conferir!

Até a próxima!

 

Você pode gostar...